AMEAÇAS À DEMOCRACIA – 8/3/19

ameacasdemocracia

Dos jornais.

Ameaças à democracia

“ “O mais recente relatório da instituição americana Freedom House sobre o estado da democracia no mundo coloca o Brasil entre os dez países em que houve “importantes acontecimentos em 2018 que afetaram sua trajetória democrática”, demandando, assim, “um especial escrutínio” em 2019. “O candidato de direita Jair Bolsonaro capturou a Presidência com uma retórica baseada no desdém pelos princípios democráticos”, diz o texto, para justificar a atenção especial dada ao Brasil.” ”

A Freedom House afirma que Jair Bolsonaro “capturou a Presidência com uma retórica baseada no desdém pelos princípio democráticos”.

Pode ser.

Como já disse há muito tempo, o Jair pode estar errado (a ver no futuro) o eleitor dele é que não.

Vamos ver princípios “democráticos” dos Governos do PT… talvez sem o “especial escrutínio” da Freedom House.

  • devolveram para Cuba, atletas cubanos que pediram asilo político ao Brasil.
  • criaram o “Foro de S.Paulo” que num pronunciamento do próprio Lula, afirmava que o “foro agia à revelia dos governos a América do Sul”.
  • tinha estreita amizade com Chaves (vai lá…) e Fidel Castro (com o curriculum de ser o ditador mais longevo do planeta Terra).
  • tentaram, e não conseguiram, impor o “controle social” sobre a imprensa (não conseguiram por incompetência, Hitler, Stalin, Mussolini, Tito, etc, conseguiram).
  • e, piada de mal gosto, “queriam” o desarmamento da população.

Pelo texto da proposta de lei (acho), alguém, o meliante por exemplo, podia informar a polícia que na casa tal, da rua tal, o morador “tinha armas”. A polícia ia na casa, e independentemente de ter ou não armas, o meliante ficava sabendo que esta, agora estava sem arma e podia planejar o assalto sem medo (priorizar a segurança no trabalho).

  • o Lula deu “asilo político” a um assassino condenado a prisão perpétua por um país no qual vigia o estado de direito. Afronto inominável a justiça.

O “asilo político” foi dado porque o dito cujo, Cesare Batisti, era um assassino político da esquerda. Se for da esquerda pode, da direita não.

O desdém pela democracia, vem, no Brasil desde muito tempo atrás, e não é prerrogativa exclusiva do PT. Aliás, este partido, é mais “democrático” de outros da esquerda. Por exemplo, o que quer o “Partido Comunista do Brasil”, ao fim e ao cabo?

Será a “democracia popular” do bolivianismo ou de Cuba? Ou será a da Coreia do Norte; todos juntos a fabricar mísseis e bombas atômicas. Qual é a do PC do B?

Voltamos ao novo Presidente. Ele deve ainda mostrar a que veio; aguardamos então.

E o “novo” Congresso já se alinhou com a vontade popular pelas reformas?

Espero que a Freedom House atente também para este aspecto. O país precisa de reformas a iniciar pela Previdenciária, e continuando com a Tributária.

A maior, a reforma política partidária é da Constituição, nem sonhar que vai acontecer neste milênio.

As previsões de Nostradamus, não as mencionam.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *